Filme da semana: O mordomo da casa branca

omordomo_cartaz_alta_0

Com a história recente da torcedora gremista sendo acusada de injúria racial o tema sobre racismo está em alta, novamente, na pauta pública. Por isso, a indicação de filme desta semana é um longa muito bem produzido, baseado em uma história real, sobre a luta dos direitos dos negros nos Estados Unidos.

O filme é emblemático e inspirador ao mesmo tempo. Cecil Gaines (Forest Whitaker) após a morte de seu pai na fazenda de algodão é ensinado a servir e a trabahar para os brancos. Porém sua vida muda de rumo quando é contratado para ser mordomo da Casa Branca. Lá, ele é orientado para “não ouvir nada, não ver nada mas para apenas servir” e Cecil faz isso,fielmente, durante sete mandatos de presidentes americamos.

Um dos pontos altos do filme é o conflito de Cecil com o filho mais velho Louis Gaines (David Oyelowo), o qual vai estudar em uma universidade no sul (região marcada por ser hostil aos negros) e lá começa a se engajar no movimento que busca direitos iguais para os negros. Louis é preso várias vezes enquanto o pai não sabe o que fazer dentro do lugar que ele trabalha – o lugar símbolo da política estadunidense.

Além desse conflito, Cecil enfrenta vários outros: a esposa Gloria Gaines (Oprah Winfrey) enfrenta problemas com o álcool e uma tragédia acontece com Charlie Gaines (Elijah Kelley), filho mais novo.

O final do filme é o melhor e muito emocionante e, por motivos óbvios, não estará escrito aqui. Por isso o ConteGotas recomenda que você veja e reflita sobre esse tema tão importante. Quem sabe, dessa forma, não teremos mais atos racistas como o da torcedora do Grêmio.

Assista o Trailer

Deixe um comentário